Hoje, 12 de Março, é celebrado no Brasil o Dia do Bibliotecário. Por isso envio os meus Parabéns a todos os Bibliotecários brasileiros, em especial aos meus colegas deste blog.
Queremos agradecer vocês, bibliotecários, que sempre estão prontos a atender com alegria a todos, nos momentos de dúvidas, nos orientam e esclarecem mostrando o caminho certo, nas angústias acalmam... Trazendo a nós “estudantes”, os caminhos do conhecimento através da leitura. Obrigado a todos vocês que com o AMOR que tem pela sua PROFISSÃO, fazem refletir o sucesso de todos nós!

Comemora-se (desde 1958) no Brasil, no dia 12 de Março, o Dia do Bibliotecário, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia, em 1882. Foi um homem multifacetado, tendo sido ao longo da sua vida engenheiro, jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, etc.. Em 1915, aos 33 anos de idade, deixou de exercer engenharia e passou a devotar a sua vida em completo aos livros e à Biblioteconomia (um dos fatores que induziu essa mudança foi o fato de ter conhecido anos antes, nos Estados Unidos, Melvil Dewey). Trabalhou desde então no Museu Nacional, na Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa, na Biblioteca Nacional (1945-47) e de seguida mais de 20 anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde exerceu o cargo de 1º Diretor. Faleceu em 2 de Agosto de 1957, aos 75 anos.Manuel Bastos Tigre exerceu a profissão de Bibliotecário durante cerca de 40 anos, sendo considerado o primeiro Bibliotecário por concurso, no Brasil. Ao longo da sua vida foi granjeado com importantes prêmios, entre os quais o prêmio “Paula Brito” ou prêmio Gutenberg.
Fonte: http://biblio.crube.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário